quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Amigo virtual ou real? Amigo!

Eu e Sam. 13 de julho de 2011.
Uma das melhores koisas que esse blog me trouxe foi a possibilidade de conhecer pessoas. Ano passado, eu encontrei na internet o Blog do Cadeirante, um espaço dedicado a contar as experiências do mineiro Alessandro Fernandes, o famoso Sam. Lembro-me que lia os textos dele com muito entusiasmo porque, além de informativo, completo, o Sam escreve com bastante fluidez e bom humor. Sabe aquela escrita que te envolve e, de repente, você acha que já conhece aquela pessoa há muito tempo? Pois é, era assim que eu sentia e, mesmo eu não tendo paraplegia ou não sendo cadeirante como o Sam (sou só uma kapenga andante), eu passei a me identificar muito e a comentar as postagens dele. O blog é referência para deficientes do país inteiro, inclusive, o Sam já deu entrevista na televisão e em revistas. Depois de um tempo, passamos a trocar e-mails como dois amigos mesmo e, até meu irmão de 11 anos passou a acompanhar o blog, fazia as contas pra ver quantas visitas o blog recebia em tantos dias... hahahah... Também não vou esquecer do dia em que fui dar entrevista numa rádio e ele mandou um recado para a produção, pois estava me ouvindo pela internet. Muito legal!

Em julho, fui surpreendida com um recado do Sam dizendo que viria a Florianópolis a trabalho. Marcamos de sairmos para jantar e lá começou minha saga em achar um bar/restaurante com plena acessibilidade, pois seria extremamente incoerente e constrangedor levá-lo num lugar qualquer e termos nos deparado com degraus, banheiro inacessível, etc. Então eu procurei na internet uma lista de bares e restaurantes de Floripa e liguei para, praticamente, todos os bares... pode acreditar! O mais engraçado é que, ou a pessoa dizia que não tinha acessibilidade ou dizia que tinha, mas questionando vinha sempre uma resposta tipo: "Rampas temos, banheiro não.". Acessibilidade 'meia-boca' não é acessibilidade, minha gente. O cara não pode 'quase entar' no bar ou 'quase ir ao banheiro', né não? Bom, quase desistindo e me conformando com a idéia de ir ao McDonald´s com o Sam, eu achei o tal Benvenuto Bar, um lugar bacanérrimo. O bar dispunha de calçada com guia rebaixada, piso tátil, rampa na entrada e banheiro acessível... que sonho! Ah, e a comida era muito boa também. 

Mas antes de chegarmos no bar, aconteceu uma koisa tri legal. Vou explicar: o Sam é mineiro, mas fazia Mestrado em Floripa, na Universidade Federal de Santa Catarina. Numa das suas férias, ele foi pra Minas e acabou sofrendo o acidente de moto que o deixou paraplégico. Então, desde 2006, o Sam não voltava a Floripa. Andando pela cidade, foi tocante vê-lo reviver a cidade. O meu primo Rafael,  que estava dirigindo, o levou dentro do campus da universidade e sentimos uma forte emoção ao testemunhar o Sam revisitando aquele lugar, os espaços por onde costumava passar, mas dessa vez sob outro olhar: o olhar de uma pessoa que adquiriu uma limitação física, mas que não deixou de viver bem. Tô errada, Sam? Então quando lembrava de onde andava de bike, ele dizia: "Olha, aqui tem rampa, piso tátil...". Para mim, o passeio foi agradabilíssimo e conhecer esse amigo foi a constatação de que tudo tem um propósito, de que a amizade e o carinho pelas pessoas independem da latitude e da longitude das nossas casas. Admiro e quero muito bem essa pessoa fantástica que é o Sam, meu ícone, exemplo de superação. Espero que em breve eu possa visitá-lo em Belo Horizonte e que ele traga logo a Gi (a esposa) pra eu conhecer, como combinamos. Adorei ter te conhecido, my friend! E obrigada pela visita!!

Benvenuto Bar
Av. Madre Benvenuta, 1248 - Santa Mônica - Florianópolis/SC
Telefone: 48 3236-0633
Site: http://www.benvenutobar.com.br/

Superbeijo.

4 comentários:

  1. MUITO BOM O POST AMIGA.
    PARABÉNS GOSTO MUITO DE LER SEUS POSTS.
    GRANDE AMIGO É O SAM. GOSTEI MUITO DE CONHECER ELE TAMBEM, NAO PESSOALMENTE SO VIRTUALMENTE... HEHE...
    ABRAÇOS. BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Kaká querida, amei o post! Só que me deu uma saudade do meu passeio por aí! E de você, claro. Eu também adorei te conhecer e agradeço imensamente o carinho com que me recebeu. Me sinto muito honrado em ser teu amigo real e virtual! E te espero aqui em BH!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kaká, caí de paraquedas aqui no seu blog depois de ler o comentário do Sam no Facebook sobre o seu blog. Adorei o seu post e o carinho que sente por esta pessoa tão especial que é o Sam. Conheço-o desde menino e lhe garanto que êle se tornou um Homem maravilhoso e um exemplo para ser seguido. Receba o meu carinho e um abraço muito apertado.

    ResponderExcluir
  4. Kaka

    Ótimo depoimento sobre amizade, virtual e real.
    Tenho muito pra aprender, ainda, com vc.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe suas Koisas aqui também... obrigada pela visita!