quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dunga ou Zangado?

Caro leitor internauta, está muito frio aqui, apesar do sol maravilhoso que faz lá fora, então vamos ao 'conversê' de hoje antes que meus dedos congelem. 

Eu, observadora que sou, tenho como ofício o gosto pela busca do porquê das koisas dessa vida (e existe outra?). Pois bem, passei alguns dias tentando entender o humor do técnico da nossa Seleção, o Dunga, mas o fato é que eu não encontro justificativas para tanta ironia e sisudez. Claro que li vários textos antes de vir comentar o assunto com você, caro leitor internauta, inclusive um e-mail que recebi elogiando (aham, isso mesmo) a postura dele na última entrevista coletiva que concedeu (domingo, após o jogo). Para você entender o que aconteceu: Na entrevista coletiva após a partida, o sangue do treinador ainda estava quente. Quando Alex Escobar, jornalista da TV Globo, conversava ao telefone com um colega, balançou a cabeça por discordar da frase em que Dunga acusava os jornalistas de terem pedido que Luis Fabiano fosse tirado do time titular. Nesse momento, o técnico da seleção brasileira interrompeu a resposta para interpelar Escobar. Em seguida, ficou balbuciando palavrões que vazaram no sistema de som da sala de entrevistas. Xingamentos gratuitos que foram ouvidos por toda a imprensa internacional presente. Ao longo dos 30 minutos entre o início e o fim da coletiva, o técnico foi irônico outras vezes, sempre tendo a imprensa como alvo. Ao sair, ainda irritado, Dunga se levantou e continuou pronunciando mais ofensas e palavras impublicáveis (Fonte: Gazeta Online).

Dizem por aí que o técnico tem uma relação de 'amor e ódio' (muito mais de ódio ou de ódio) com a imprensa desde a Copa de 1990, quando ele teria sido responsabilizado pela desclassificação do Brasil. Quatro anos depois, ele levantou a taça do Tetra com a mesma 'catiguria' (com muitos palavrões destinados aos jornalistas). Há quem afirme que, dessa vez, o estopim de tal demonstração de falta de educação teria sido um pedido da TV Globo para que fizesse entrevistas exclusivas com os jogadores - pedido esse negado pelo Dunga. Então tá, eu não sei se isso é verdade e não estou aqui para defender o Alex Escobar e nem a Globo porque sei que há bastante sensacionalismo na mídia, em geral, e que os caras enchem mesmo as 'pacovas' (como diz o Jairo Marques) de vez em quando. Além disso, eu sei que ele é pago para ganhar a Copa do Mundo e não para ser Miss Simpatia. Mas convenhamos, caro leitor internauta, nem eu, nem você e nem o mundo merece ouvir tanta grosseria e palavrões vindos do Dunga. Sou eterna defensora das boas maneiras, inclusive para dizer que não está satisfeito com alguma koisa. Tenho plena convicção de que ser assertivo é bem diferente de ser 'maleducado'. Se você escolhe ser pessoa pública, deve estar ciente do cuidado com as palavras (e isso não é dever só das celebridades). Se o Dunga tem algo mal resolvido com essa ou com outra emissora, ele que chame os caras em off e resolva civilizadamente ou que vá a um psicólogo, concorda?

Falando nisso, o dito cujo aí foi escolhido como Cidadão Honorário Garopabense (da minha cidade) e passa suas férias sempre por aqui. No próximo verão, me disponho a dar um desconto caso queira fazer terapia para 'digerir' tanta amargura e se livrar de tanto mau humor. Fico aqui vendo ele e o Dieguito Maradona dando entrevistas e me pergunto: Quem é mais arrogante? Meu Deus, já pensou se o hermano fosse o nosso técnico? Não sei o que é pior: o Maradona-mala-sem-alça-e-sem-rodinha, a vuvuzela, a jabulani ou a TPM constante do Dunga. Dê seu voto, caro leitor internauta. Acho que podemos também fazer uma campanha para a CBF trocar o nome do anão Dunga para Zangado. Que tal?

3 comentários:

  1. Oi Karla, aqui em minha cidade está um calor... de usar vestidinhos em pleno inverno. Mas, vamos lá:

    Querer ser sério e passar esta idéia é uma coisa, mas ser mal educado, é completamente outra. Isto porque o psiquiatra Augusto Cury deu palestras para eles. Não concordo com as atitudes do Dunga e isto ainda porque estamos ganhando, imagina quando perdemos.
    Nõa gosto do Maradona, mas estou com ele. Parei de torcer para o Brasil. Acho que o Dunga está muito seguro que será campeão, por isto este comportamento. Que amanhã, dê Cristiano Ronaldo, já apostei...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaaaah, ADORO essa combinação: frio e sol!

    Poxa, então quer dizer que teve coletiva no domingo?? Eu fiquei esperando passar, mas aí já começou o Domingão do Faustão e aí eu fui tomar banho logo porque tinha que sair.

    Olha, pra te falar a verdade, eu acho um charme pessoas como o Dunga, rs. Quando você consegue arrancar um sorriso de alguém assim você se sente o máximo, rsrs.
    Como você, também sempre defenderei boas maneiras. Mas que é um charme, é!

    E o que é pior é a MALDITA Jabulane. Affeeeeee... como eu detesto aquele narrador da Band, ou sei lá o que o cara é, falando Jabulaaaaaaane....

    Beijos Kaka, parabéns pela sua pesquisa e pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha.. chorei divinas horas aqui kkkkkkkkkkkk.
    Concordo 100%.
    Ninguém merece ouvir as palavras torpes do Dunga. Francamente!
    E maradona é outro pé no saco... e desculpe-me a expressão, mas não pude me conter.
    Cara... que post show foi esse!
    Tava com saudade daqui.

    Aproveitando a deixa tem um convite pra ti lá no meu blog... Caso queira participar, sinta-se à vontade.
    Achei sua cara e enfim... sei que vai gostar.
    Beijos, linda!

    ResponderExcluir

Deixe suas Koisas aqui também... obrigada pela visita!