segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tulipas

Feliz segunda-feira, caro leitor internauta!

Cá estou eu (mais do que perdida) tentando fazer um memorial para tentar entrar no Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Calma aí, antes eu estou tentando é entender como faz o tal memorial porque nunca fiz um e depois, sim, vou escolher o tema para começar a escrever. A seleção do Mestrado só começará em agosto, mas numa hora tenho que 'botar a mão na massa', não é mesmo? O processo todo consiste em 3 etapas eliminatórias, respectivamente: entrega do trabalho, prova objetiva (psicologia e inglês) e entrevista. Sei que é muito difícil passar, mas tentar é preciso. Ou seja, a palavra da vez é 'tentar'... risos.

Pois é, no meio de tanta metodologia científica parei para postar. Semana passada, minha avó e minha tia (que também é minha madrinha) chegaram de um pequeno tour pela Holanda e Noruega. Quando soube que elas passariam pela Holanda logo pensei: tulipas! Sim, caro leitor internauta. Tulipa é minha flor preferida. Acho linda, perfeita. Você não acha? As fotos que elas tiraram nos jardins holandeses são incríveis, tulipa para todo lado de todas as cores, inclusive negra. Depois lembrei que a Noruega é a terra do bacalhau, mas isso não me interessa muito.

Bom, honrando uma mania que (quase) todo turista tem, minha tia trouxe lembranças de lá para toda família. Claro que vou pedir para você pensar, caro leitor internauta! Que graça teria ficar aqui escrevendo só para mim mesma? Vamos interagir... adivinhe o que ganhei. Um pacote de bacalhau? Não. Tulipas? É quase isso: um pacote de bulbos de tulipas coloridas, um pirulito de tulipa (que não pretendo comer e só entendi a palavra 'glucose' na embalagem... risos). Ambos os presentes estão nas fotos desse post (acima, ao lado e abaixo). Ah, e ganhei um brinco prateado bem lindo (esse último esqueci de fotografar). 

Daí começou a grande questão: como plantar e cultivar tulipas? A embalagem é explicativa, mas não o suficiente. Corri para o bom e velho (ou nada velho) Google e comecei a pesquisar. Descobri que essa flor é, originalmente, da Turquia e pertence à família das Liliáceas, típica de climas frios. Opa, então estou no lugar certo - no sul do Brasil. Aqui no nosso país, o único senão, é que depois de terminada a floração, que vai durar cerca de duas semanas, você terá que substituir os bulbos para obter nova florada. Isso porque, para aproveitar os bulbos que já floresceram, você teria de retirá-los da terra e submetê-los a um tratamento bastante complicado, no qual o controle da temperatura é fundamental para dar bom resultado - o que não vou poder fazer, claro. Ah, o prazo para plantá-las é até o final do outono. No jardim os cuidados com as tulipas são básicos: o solo bem drenado, ou seja, que não encharque, evita o risco de apodrecimento dos bulbos e a incidência de luz direta do sol, nos horários com a temperatura mais amena do dia. Então combinei com a minha mãe para plantarmos os bulbos numa floreira grande. Assim, não corremos o risco de nossos cachorros as pisotearem e podemos mudá-las de lugar quando chover demais.

Depois de tudo isso, lembrei também que na Holanda a maconha e a prostituição são legalizadas (sim, sim... lá, há coffee shops que nada têm a ver com café, são lugares apropriados para consumir a droga e as prostitutas têm carteira de trabalho assinada). Acredite. É verdade! Já pensou se o Brasil resolve aderir a essas filosofias, caro leitor internauta? Muitos jardins seriam enfeitados com vasos da 'erva danada' e a Previdência Social iria, de vez, à falência.

Boa semana, queridos!

6 comentários:

  1. Oi Ká, ou Kaká rsrs

    Gostei da sua postagem em especial por causa das Tulipas. Pouco sabia sobre elas e aprendi bastante aqui hoje.

    A maneira como fez sua postagem fez com que a leitura fosse melhor aproveitada por mim. Legal!!
    Beijos

    Obrigado pela visita em meu blog.
    Volte sempre que quiser
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Tulipas realmente são lindaas...
    to de queixo caído até agora, pelo fato de a prost. e a macoonha serem tidos como algo legal.. Algo que acaba com a moral e com a saúde de alguém poder ser legalizado é o fim... sem palavras, hehe
    bejobejobejo

    ResponderExcluir
  3. Oi Karla, já prestei mestrado duas vezes. Uma na FEA, acredita? E não passei na prova fácil de matemática, imagina... ;( E outra vez, prestei na Medicina , não passei porque fui sem projeto. Mas, já te garanto, esta prova de inglês é super fácil, é só interpretação de texto.

    As tulipas são realmente lindas. Ótimos presentes.


    beijos
    ps: Não dá idéia para o Brasil, não!

    ResponderExcluir
  4. Hum, tulipas.. anotarei aqui no meu caderninho.. risas...

    ResponderExcluir
  5. ah, ia me esquecendo..: boa sorte, chica morena.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostaria muito de saber se você conseguiu fazer com que elas florissem, estou em busca de alguém que já as plantou de forma caseira aqui no Brasil, qualquer informação que você possa me enviar mande para tudosobretulipas@gmail.com

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Deixe suas Koisas aqui também... obrigada pela visita!