quinta-feira, 13 de maio de 2010

Em clima de Copa do Mundo

Olá, caro leitor internauta!

Depois de tanto 'bafafá' eu resolvi escrever sobre a escalação do Dunga. Siiiim, eu entendo (um pouco) de futebol. Claro que não sou a versão feminina do Paulo Vinícius Coelho (uma enciclopédia ambulante de futebol) e nem o Juca Kfouri (um comentarista brilhante), mas, pelo menos, eu sei o que é escanteio, tiro de meta, lateral e o polêmico impedimento (que quase nenhuma mulher sabe o que é). Aliás, você pode acompanhar o PVC e o Juca no Linha de Passe, que é uma mesa redonda nada a ver com aqueles programas esportivos chatos aos quais estamos acostumados. É uma programa de discussão mesmo, livre de censura e que mais parece a extensão da sua sala de tv, é muito engraçado. Vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21hs, na ESPN Brasil. Eu recomendo!
Bom, voltando ao objetivo da postagem, eu gostaria de dividir minhas expectativas com você, pois aqui em casa o futebol é uma paixão. Meu avô já foi juiz, meu irmão quer ser jogador e meu pai ainda joga futebol (mesmo com seus 100kg - e ele não é a bola, eu garanto). Além disso, Copa do Mundo me lembra reunião em família. Lembro bem da Copa de 90, na qual chorei muito quando fomos desclassifiados com um gol do Caniggia. Em 94, vimos a final todos juntos e depois teve carreata para comemorar o título, assim como em 2002 também fizemos uma tremenda festa. A Copa de 98 e a de 2006 nem vamos comentar, né? Dois fiascos!

Mas era chegada a hora, terça-feira, 11 de abril de 2010 e o país estava ansioso para saber quem ia para a Copa. Caro leitor internauta, eu confesso: queria muito que o Ronaldo Fenômeno fosse convocado. Sou uma eterna defensora dele e não me importa em que time ele jogue, se sai com 'traveco' ou se ele já foi casado com a tosca da Cicarelli. Eu gosto muito dele e acho que os jornalistas pegam pesado esquecendo de tudo que ele já fez pelo nosso futebol e que ele também já está todo 'remendado' de tanta cirurgia. Enfim, sou realista e sabia que isso era quase impossível de acontecer, então fiquei ansiosa por outro jogador, o meu preferido da Seleção. Faça suas apostas, quem você acha que é meu predileto? Kaká? Não, embora ele faça com que meu apelido seja estampado numa camisa oficial do Brasil (aha, por essa você não esperava). Ronaldinho Gaúcho? Não. Adriano? Não. Lúcio? Não. Daniel Alves? Não. Tem aí a opção Nenhuma Das Anteriores?... risos. Veja bem, caro leitor internauta, não queria nem saber se ele convocaria o Kaká, o Ronaldinho Gaúcho, o Adriano, o Neymar, o Pato, o Ganso ou a Arca de Noé inteira, mas eu teria um 'piriri' se o Dunga não levasse o Júlio Baptista. Aham, isso mesmo que você leu. Agora vou explicar: eu adoro o Júlio porque, além de ser ótimo jogador e ter raça pela camisa, ele é muito inteligente. Talvez melhor que isso só o Caio Ribeiro (que jogou no Corinthians, no Flamengo, no Galo, etc) que agora é comentarista da Globo, mas nem joga mais. Vamos lá, você deve concordar comigo que todo jogador dá a mesma resposta genérica para qualquer pergunta que os jornalistas fazem, é igual música sertaneja: todas dizem a mesma coisa, só muda a ordem das palavras. Esse deve ser um quesito de treino obrigatório nos clubes, tipo cobrança de falta e de penalti. Só pode. Agora eu pergunto: você já parou para notar as entrevistas que o Júlio Baptista dá? Se sim, tenho certeza que você compartilha da mesma opinião que eu. Se não, aproveite que começarão as entrevistas por conta do Mundial e lembre-se dessa humilde blogueira. Ele consegue interpretar as perguntas, dá respostas assertivas e tem boa dicção. Opa, e é libriano feito eu. Não é incrível?

Olha, nunca fui fã do Dunga. No início do seu trabalho, achei que não iríamos longe, mas fomos. As coisas engrenaram, ganhamos a Copa América e a Copa das Confederações e nos classificamos para a Copa do Mundo com três rodadas de antecedência (deu tempo de sobra para rir com tranquilidade do apuro da Argentina... hihihi). O que nunca foi longe ou mudou foi o terrível humor do nosso técnico, o que não o faz ganhar a minha simpatia. Não aguento aquela cara de 'bumbum' dele. Mas vou admitir, como torcedora apaixonada, que acho que o Dunga acertou nas suas escolhas. O Adriano já demonstrou não ter muita estabilidade emocional e comprometimento (e também não joga lá aquelas coisas) - o mesmo que acontece com o Ronaldinho Gaúcho: por melhor que esteja no seu clube da Europa, nunca rende grandes coisas vestindo a amarelinha. Tá certo que até outro dia, Grafite para mim era apenas um item de papelaria, agora levar Neymar e Ganso também não dava, certo? Eles são muito jovens, uma Copa do Mundo não é a ocasião mais apropriada para uma estréia na Seleção e acabaram de aparecer, minha gente. Temos que lembrar que salto alto e futebol não combinam. Mas eu morreria mesmo do coração e de desgosto era se não convocassem o Júlio Baptista. Quando vi a foto dele naquele slide da CBF respirei aliviada. Se ele não estivesse naquela lista, eu juro que torceria para nossos hermanos argentinos.

E você, o que achou?


* Caro leitor internauta, aproveito para divulgar o blog da Carolina Strutz, pessoinha linda que se formou na facul comigo e que escreve muito bem. Segue o link: http://dialogosnodiva.blogspot.com

7 comentários:

  1. Linda.. estou vindo aqui rapidinho só pra te avisar, amanhã leio sua postagem.. mas tem uma proposta legal pra ti em meu blog.
    Espero que goste.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ká... obrigada pela divulgação...
    Tá entendida de fultebol hein?!?!
    Nós somos mulher multifuncionais, não é mesmo???
    Estou grata tb pelas palavras de apoio no meu blog...
    Amanhã faço uma nova postagem... tô aprendendo ainda mexer com isso... rsrsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Tem uns selos pra ti em meu blog na opção selinhos... olha lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Karla, eu também adoro futebol. Sou corinthiana, né? Confesso que já sabia que o Ronaldo não iria, não dá mais para ele... e amei que o Adriano não foi. Imperador do quê? Queria que o Cicinho fosse, de verdade. Mas, o Doni estará lá... reserva, mas estará lá. Já fui psicóloga do Botafogo na época que eles jogaram lá. É maravilhoso ver o quanto eles cresceram.

    hum, não sei, não, mas acho que o Brasil cai nas quartas...

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ká,

    antes de comentar sobre a seleção não posso deixar de comentar sobre seu texto.... meu Deus, que fluidez... que delícia, que arte !!!!

    com relação a convocação confesso : só agora, depois de te ler, é que vou prestar alguma atenção ao caso... risos !!!!

    parabéns !

    beijo

    ResponderExcluir
  6. eu achei q o dunga é de fato uma mula... (e q possivelmente tem um caso amoroso com o josué..)

    besos.

    ResponderExcluir
  7. Só pode, né Paulo Vitor? Como já discutimos esse assunto no msn: pra começar, Josué nem é nome de jogador de futebol... rss
    Bjos.

    ResponderExcluir

Deixe suas Koisas aqui também... obrigada pela visita!