sábado, 29 de maio de 2010

Cupcakes

Caro leitor internauta, que saudades!
Hoje vim postar uma delícia para você. Não sei se já contei aqui, mas adoro culinária. Pois é, gosto de receitinhas práticas, com muito tempero, gostosas e que encham os olhos (além da pança). Mas minhas preferidas são as doces, de preferência com muito chocolate. Daí outro dia vi na TV sobre a moda dos cupcakes em festas e até cafeterias especializadas. Cupcake é um bolinho tipicamente americano e a tradução literal significa 'bolo no copo' (ou 'bolo na xícara', como conhecemos por aqui). É feito de uma massa simples e o que dá o toque e faz a fama é a cobertura. Permite você inventar e variar bastante... há uma infinidade de possibilidades de cobertura, já que a massa é tipo um pão-de-ló. Claro que, se você for fazer a massa original, é um pouco mais difícil e sai mais caro porque precisaria de ingredientes importados, como a manteiga americana, por exemplo.

Fiz uma pesquisa na net por curiosidade e achei um site mais lindo que o outro, cada cupcake mais criativo (e delicioso, com certeza) que o outro. Encontrei uma receita fácil no blog Brincando de Casinha (http://brincandocasinha.blogspot.com/) e resolvi brincar de fazer essa guloseima. Na receita desse site, vai banana na massa e cobertura de merengue, mas não coloquei na minha. Fui ao supermercado e comprei quase todos os ingredientes. Digo 'quase' porque não tinha essência de baunilha, daí a moça da padaria (que me conhece) me deu um pouquinho. As forminhas (um pouco maiores que as forminhas de brigadeiro) comprei numa loja de embalagens. Então tá, quarta-feira à noite botei a mão na massa, literalmente. Misturei os ingredientes secos numa tigela e depois coloquei os líquidos. Mexi, mexi, mexi e ufa... cansei! Nossa, há séculos eu não mexia uma massa, mas fiz questão de fazer passo-a-passo sozinha. Dei para o meu irmão a tarefa de espalhar as forminhas pela assadeira (fiz numa fôrma de pizza mesmo). Coloquei um pouco de massa em cada uma delas. Achei bem feinha essa etapa, como você pode ver na foto, mas não se preocupe muito em espalhar certinho na forminha porque depois que a massa cresce, fica bonitinho. É como muitos de nós: depois que crescemos a aparência melhora... risos.


Voltando ao cupcake, minha mãe ficou incubida de colocá-los no forno. Meus primos estavam aqui e fotografaram minha aventura na cozinha. Meia hora depois, estavam prontos! Depois de frios, o Rafa (marido da minha prima), experimentou o primeiro. Resumindo, caro leitor internauta: comeram todos antes mesmo de colocar a cobertura. Claro, quinta-feira, tive que fazer outra fornada. Dessa vez deu tudo certo, processo completo. Ninguém por perto para devorar minhas 12 criaturas antes de totalmente cobertos e decorados. Cobri metade dos bolinhos com ganache de chocolate branco e confetes coloridos e, a outra metade, com ganache de chocolate preto e granulado. Que lindos meus 12 'filhotes'. E estavam bons, viu?


Ah, esqueci de dizer: depois da primeira mordida que o Rafa deu no bolinho, eu disse que o slogan dos meus cupcakes era 'Coma aqui e morra em casa!'. Será que vou vender muitos?


Segue a receita:

Ingredientes para a massa
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de açucar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 ovos
100 gramas de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de essência de baunilha

Como fazer a massa
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
2. Espalhe as forminhas de papel do tamanho tradicional dentro de uma assadeira comum.
3. Em uma tigela, misture farinha, fermento, bicarbonato, sal, e açúcar. Em uma outra tigela, misture a manteiga, ovos e a baunilha. Junte a mistura de líquidos à mistura de farinha e mexa bem.
4. Distribua a massa nas forminhas.
5. Quando estiverrem assados (conte aí uns 30 minutos), espete o palito. Se sair limpo, sucesso! Retire-os com cuidado da assadeira e deixe esfriar.
6. Cubra os cupcakes com a cobertura de sua preferência.

5 comentários:

  1. Aha, torço para que sim, chica morena...

    *já pensou em fazer entregas em outros estados d Brasil?.. risas..

    besos e feliz final de semana ae.

    ResponderExcluir
  2. huuuum q belezura. Peguei a receita, farei in my house, rs. Beijos Kaka

    ResponderExcluir
  3. que graça...

    sabe, culinária definitivamente não é o meu forte, mas com a filhota tenho aprendido a fazer algumas cosinhas...risos... e vou experimentar os cupcakes.... de repente, sei lá !!!!

    beijos docinhos !!!!

    ResponderExcluir
  4. Chica morena, selo p vc no meu blog.. confere lá..

    besos.

    ResponderExcluir

Deixe suas Koisas aqui também... obrigada pela visita!